quinta-feira, 22 de maio de 2014

Knickstória: Ewing e os Knicks Exorcizam seus Demônios contra os Bulls


Depois de uma polêmica vitória no quinto jogo, os Knicks tinham a chance de eliminar o Chicago Bulls e acabar com o sonho de quatro títulos seguidos, mas saíram com mais uma derrota no Chicago Stadium, 93 a 79, em um jogo que ficou marcado pela famosa enterrada de Scottie Pippen em Patrick Ewing.

A série retorna a Nova York para o sétimo e decisivo jogo em um domingo de sol em Manhattan, com transmissão em rede nacional pelo canal NBC.

É a primeira vez desde 1974 contra os Bullets que os Knicks realizam um jogo 7 no Madison Square Garden


Como era comum naquela época, o barulho no Madison Square Garden é ensurdecedor, mas Patrick Ewing não começa nada bem a partida, nos três primeiros minutos comete duas faltas e fica o restante do primeiro quarto no banco.

Mesmo assim a partida segue intensa, com faltas técnicas em Pippen e Phil Jackson, Charles Oakley voando na primeira fila do Garden atrás da bola e no final do primeiro quarto os Knicks estão na frente, 22 a 19.

No segundo quarto a eficiência ofensiva dos dois times cai, os Knicks ficam sem pontuar por cinco minutos, Chicago passa a frente, mas os Bulls somente conseguem abrir três pontos de vantagem.

No final do período os Knicks retomam a liderança e as equipes vão para os vestiários com New York liderando por um ponto, 38 a 37.

Ewing continua zerado na partida, John Starks tem apenas um ponto. Oakley teve 12 pontos e nove rebotes, pelos Bulls, Pippen marcou 10 pontos e pegou nove rebotes.


Finalmente no terceiro quarto Ewing e Starks desencantam, marcando os 17 primeiros pontos dos Knicks no período. Os Bulls respondem marcando seis pontos sem resposta dos Knicks e após dois contra-ataques seguidos, lideram por quatro pontos.

Os Bulls não mantém essa vantagem no placar por muito tempo porque os Knicks terminam o quarto marcando oito pontos sem resposta de Chicago, incluindo uma cesta de Greg Anthony a menos de cinco segundos para o final do período (e ele tem a audácia de gritar bem na cara de Phil Jackson).

Final do terceiro quarto: Knicks 67, Bulls 63.

Os Knicks começaram o último quarto decididos a vencerem a série, abrindo oito pontos de diferença. O clima segue tenso, Ewing e Pete Meyers recebem faltas técnicas por se estranharem em quadra.

Os Bulls ainda tinham esperança de virar a partida, mas a seis minutos do fim, Ewing sela o destino da série acertando um raro arremesso de três pontos colocando os Knicks 10 pontos na frente.

Os Knicks seguem administrando a vantagem e nos minutos finais todos os presentes no Madison Square Garden aplaudem o time em pé e cantam “Goodbye” para os Bulls.


Final: Knicks 87, Bulls 77.


Depois de zerar no primeiro tempo, Ewing terminou com 18 pontos e 17 rebotes. Ele dedicou a vitória ao seu pai, que havia lhe dito que não queria vê-lo em casa tão cedo no verão daquele ano. Charles Oakley teve 17 pontos e 20 rebotes, nove de ataque.


Pelos Bulls, Pippen terminou com 20 pontos e 16 rebotes. Horace Grant teve 17 pontos e Myers terminou com 15.

O jogo marcou o fim de uma era em Chicago, já que alguns jogadores importantes no primeiro tricampeonato deixariam o Bulls após a temporada 1993-94: John Paxson se aposentou, Bill Cartwright foi para Seattle, e Horace Grant foi para o Orlando Magic.

Alguns podem achar que a comemoração dos torcedores e jogadores dos Knicks pode ter sido exagerada, mas essa vitória representou o fim de uma “maldição”, foram três anos segundos parando nos Bulls, a primeira vez que os Knicks eliminavam o time de Chicago, sem contar duas eliminações nos anos oitenta.


Sim, Michael Jordan não estava lá e podemos fazer o jogo do “se...”, mas esse time do Bulls tinha o seu valor, a base do primeiro tri estava lá e adicionaram outros jogadores como Steve Kerr e Toni Kukoc para ajudar, e Scottie Pippen provou naquele ano que ele não era simplesmente o coadjuvante de Jordan tendo uma temporada digna de MVP.

Claro que não ter o melhor de todos os tempos prejudica, mas com ou sem Jordan, os Knicks e seus torcedores mereceram comemorar essa vitória.

A comemoração não iria durar muito tempo, porque dois dias depois iniciavam as Finais da Conferência Leste contra um adversário que se revelaria mais uma dor de cabeça para os Knicks.

Nenhum comentário:

Postar um comentário