domingo, 6 de outubro de 2013

Knickstória: O Que Significa “Knickerbocker”?



Dando sequência à nova seção do blog “Knickstória”, no post de hoje o significado do apelido do time.


A origem do apelido “Knickerbocker” data do século XVII, quando os primeiros colonizadores holandeses se estabeleceram na ilha de Manhattan, eles eram conhecidos por usarem calças largas com comprimento até abaixo dos joelhos.

De acordo com registros históricos, quando Hermen Jansen van Wyekycback chegou na colônia, na época chamada de Nova Amsterdam, a pronúncia do sobrenome foi “americanizada” e com o tempo se tornou “Knickerbacker”.

Nova Amsterdam no século XVII

Após ser tomada pelos ingleses em 1664, Nova Amsterdam foi renomeada para Nova York, em referência ao Duque de York. Por um breve período entre novembro de 1673 e novembro de 1674 os holandeses recuperaram o domínio da cidade e a chamaram de “New Orange”.


Em 1809 foi lançado o livro “Uma História de Nova York – Do Começo do Mundo ao Final da Dinastia Holandesa” (A New York History – From the Begining of the World to the End of the Dutch Dynasty) que misturava fatos reais com ficção e foi escrito por Diedrich Knickerbocker.

Na verdade Diedrich era um pseudônimo utilizado por Washington Irving, um famoso escritor de Nova York que foi um dos primeiros a se referir à cidade como “Gotham”, uma abreviação para “Goat’s Town” (A maior cidade de todos os tempos).

Washington Irving

Diedrich Knickerbocker era um excêntrico e grosseiro historiador que vestia calças que desciam até o joelho, uma capa, sapatos de fivela e um chapéu sobre uma peruca branca.

Diedrich Knickerbocker

Irving primeiramente utilizou o personagem em pequenos anúncios de classificados publicados em jornais de Nova York antes de o livro ser lançado. Em um dos anúncios, pediam-se informações de “um baixo senhor de idade usando um sobretudo preto e de cabeça empinada” que havia desaparecido do Columbian Hotel e deixou para trás “um livro muito estranho”.

Os anúncios nada mais eram que uma forma de divulgar o livro que estava para ser lançado, um plano de marketing que foi muito bem sucedido.


De acordo com arquivos do New York Knicks, o primeiro uso do nome em um time foi em 1845, quando um time de baseball de Manhattan – o primeiro time organizado da história do baseball – foi chamado “Knickerbocker Nine”. Em 1961, quando foi criado o time de expansão New York Mets, Casey Stengel, primeiro GM do novo time, disse: “É ótimo estar de volta como o gerente dos Knickerbockers.”

Diedrich em holandês significa “pai”, logo o personagem da obra de Irving se torna conhecido como “Father Knickerbocker” e se torna um personagem famoso que um século mais tarde após o seu surgimento passa a aparecer em charges políticas como um ícone que representava o povo de Nova York.

Father Knickerbocker se tornou um popular personagem político e o símbolo de Nova York

Assim o termo Knickerbocker praticamente se torna um sinônimo de Nova York e seus habitantes.

E como se tornou o nome do time de basquete profissional de Nova York? Retornemos ao primeiro post, “Como Tudo Começou”:

Logo depois da criação da BAA, Ned Irish chamou seus empregados em seu escritório no Garden e começaram a discutir o novo time. Irish queria um nome que representasse a cidade de Nova York e o sua população. Cada empregado foi instruído a trazer um nome, escrever em um pedaço de papel e coloca-lo em um chapéu. Depois de contar os votos, Irish tinha o nome do seu time: Knickerbockers.

A imprensa, sempre querendo poupar espaço nos jornais logo abreviou o nome para Knicks, diz a lenda que Irish queria que o time sempre fosse referido pelo nome completo.

Aí está, agora você sabe de onde vem esse tal de “Knickerbockers”...

Informações obtidas dos livros “New York Knicks: The Complete Illustrated History” e “100 Things Knicks Fans Should Know & Do Before They Die”, ambos de Alan Hahn.

Nenhum comentário:

Postar um comentário