quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Knickstória: Madison Square Garden




“Boa noite a todos e sejam bem vindos ao Madison Square Garden, a arena mais famosa do mundo.”

Essa frase sempre é dita antes do início dos jogos dos Knicks.

Todos sabem da fama do Garden, dos grandes eventos esportivos, espetáculos variados e momentos históricos.

Mas o que importa para nós é que o Garden é a casa do New York Knicks.

O atual Garden, é a quarta versão da arena. O original foi inaugurado em 1874, era uma arena ao ar livre localizada na Praça Madison, entre a Avenida Madison e a Rua 26.

No começo a arena não se chamava Madison Square Garden, mas “Barnum’s Monster and Geological Hippodrome”. O nome era uma referência ao seu primeiro dono, P.T. Barnum.

Felizmente o nome não durou muito, quando a arena foi vendida em um leilão para o maestro Patrick S. Gilmore, passou a se chamar “Gilmore’s Garden”.

Naquela época “Garden” (jardim, caso você tenha faltado à aula de inglês) era um termo usado para descrever lugares com grandes ajuntamentos.

O Garden sediava lutas de boxe, competições de hipismo e outras exibições.

O primeiro Madison Square Garden

Depois de passar por vários donos, em 1878, William Vanderbilt se tornou o dono e no dia 31 de maio de 1879 mudou o nome da arena para o que se tornou conhecido atualmente.

Em 1889 o primeiro Garden foi demolido e no ano seguinte foi inaugurado um novo empreendimento que possuía uma arena com 8.000 lugares, uma sala de concertos com 1.500 lugares, um teatro com 1.200 lugares e a maior piscina indoor do mundo.

Madison Square Garden II

O Madison Square Garden II foi projetado pelo arquiteto Stanford White que, por ironia do destino, sua vida teria um final trágico justamente no local que ele idealizou.

Na noite de 25 de junho de 1906, White iria para Philadelphia em uma viagem de negócios, mas seu filho o visitou e ele adiou os seus planos. Os dois jantaram em um restaurante próximo ao Garden. No mesmo restaurante jantavam Harry Kendall Thaw e sua esposa Evelyn Nesbit. Thaw era um marido ciumento e via White como um rival, ele havia seduzido sua a esposa no passado.

Após o jantar, White foi ao teatro do Madison Square Garden assistir a estreia de uma peça. Durante o último ato, Thaw se aproximou de White que estava na cobertura, e disparou três tiros matando-o na hora.

O assassinato teve uma grande cobertura da imprensa na época, sendo chamado de “O Julgamento do Século”.



O Garden não ia bem financeiramente e a Companhia de Seguros de Nova York executou a hipoteca do local e em 1925 resolveu demolir arena e no seu lugar construiu a sua própria sede, o local é conhecido em Manhattan pela sua pirâmide dourada no teto.

Prédio da New York Life localizado onde antes ficava o Madison Square Garden original

Em novembro de 1925 foi inaugurada a terceira versão do Madison Square Garden, conhecida hoje em dia como o “Velho Garden” com capacidade para 18.000 lugares. O primeiro evento no local foi uma competição de bicicletas que durou seis dias.

O responsável pela terceira versão do Garden foi Tex Rickard, ele foi o fundador do time de hóquei New York Rangers.

Localizado na Oitava Avenida, entre as Ruas 49 e 50, de longe o MSG III podia parecer uma velha fábrica ou um prédio de escritórios, mas foi nesse Garden que o basquete universitário se popularizou com as rodadas duplas e com o surgimento da BAA nos anos 40, os Knicks realizaram sua primeira partida para a sua torcida no dia 11 de novembro de 1946, uma derrota para o Chicago Stags por 78 a 69.

Desde aquela época um time de Chicago dava dor de cabeça aos torcedores dos Knicks...

Com uma sofisticada marquise e imponente mezanino, o velho Garden se tornou um dos marcos do basquete no século XX.

A entrada principal do Velho Garden

Marv Albert conta que era “um como local clássico”. Ele relembra: “Os vestiários eram pequenos e havia vários inconvenientes. Mas aquele hall de entrada (...) muitas coisas aconteciam, era um grande cenário nos intervalos e antes dos jogos.”

John Andariese, antigo companheiro de Marv nas transmissões dos jogos dos Knicks também relembra do velho Garden: “Posso recriar toda a sensação do Velho Garden em um instante: ser um torcedor, os encontros durante o intervalo no lobby. A melhor parte do Velho Garden era que todos iam para o lobby. Todos iam conversar e falar besteiras sobre o primeiro tempo. Era um grande local de encontro, com refrescos e Nedick’s (popular lanchonete que se localizava na entrada do velho Garden) e tudo mais.”

O Velho Garden foi de grande importância para a NBA que passou por tempos muitos difíceis, a arena não sediava apenas os jogos dos Knicks pela liga, mas assim como no basquete universitário, rodadas duplas de jogos da NBA.


A arena não era perfeita, além dos vestiários pequenos, o piso da quadra era oco em alguns pontos e o aro era muito leve segundo os jogadores do time.

No ano de 1959 o Garden foi comprado por Irving Mitchell Felt e ele iniciou um plano de substituir o Velho Garden.

Nessa mesma época a companhia responsável pela Estação de Metrô Penn Station, localizada entre as Sétima e Oitava avenidas e as Ruas 31 e 33, passava por problemas financeiros e começaram a oferecer direitos pela parte superior da Estação.
 
Onde atualmente fica o Madison Square Garden IV, antes era a parte superior da Penn Station
Interior da Penn Station

No dia 3 de novembro de 1960 Felt revelou planos de construir uma nova versão do Garden sobre a estação de metrô.  Em 1961 ele obteve os direitos pela parte “de cima” da Penn Sation.

A estação de 40 anos começou a ser demolida em 1963, um editorial do New York Times chamou a demolição do local de “um ato monumental de vandalismo contra um dos maiores e melhores marcos históricos de sua época de elegância Romana”.

Uma das fachadas da da Penn Station foi mantida e permanece até hoje como uma lembrança da construção que não existe mais.

Fachada da Penn Station em 1966, no fundo o novo Garden é construído

O último jogo dos Knicks no Velho Garden foi no dia 10 de fevereiro de 1968, uma vitória sobre o Philadelphia 76ers por 115 a 97. O armador Walt Frazier, em seu primeiro ano na NBA teve um triple-double com 23 pontos, 15 rebotes e 15 assistências.

O Velho Garden em seu último ano de funcionamento, 1968 (Fonte: Garden Glory)

O último evento foi uma exposição de cachorros no dia 13 de fevereiro. Em seguida o Velho Garden era demolido. 

Na marquise do Velho Garden é anunciado o último evento da arena e a rodada dupla de NBA já no novo Garden
Despedida: Ned Irish deixa o Velho Garden pela última vez em 1968
20 anos após o Velho Garden encerrar as suas atividades, em 1988, o imóvel foi vendido e no local foi construída um complexo de prédios “World Wide Plaza”. Durante as escavações para a construção de uma garagem em 1989, operários descobriram “um tesouro”: o porão do Velho Garden, vestiários e outras salas intactas.


O primeiro evento do atual Garden foi na noite de 11 de fevereiro de 1968, uma apresentação chamada de “A Noite do Século”, que teve como anfitriões o comediante Bob Hope e o ator e cantor Bring Crosby.

O primeiro jogo dos Knicks no novo Garden foi contra o San Diego Rockets, uma vitória por 114 a 102, Dick Barnett teve 26 pontos, Willis Reed 23 e Frazier 22 pontos. Mais cedo, no primeiro jogo da rodada dupla, os Boston Celtics venciam os Detroit Pistons por 118 a 96.

Programa para a estreia do Knicks no novo Garden em 1968, rodada dupla


Os nova iorquinos não tiveram que lamentar por muito tempo o adeus ao Velho Garden, pois dois anos após a inauguração do Novo Garden os Knicks ganhariam seu primeiro título da NBA.

O “túnel” por onde os times entravam se tornou uma característica marcante, eternizado pela imagem de Willis Reed entrando em quadra para o jogo 7 das Finais de 1970.

Willis entrando pelo túnel do Garden para o jogo 7 em 1970

Anos mais tarde, no começo do Século XXI, surgiu uma proposta de construir a quinta versão em frente à atual, onde fica o prédio do correio americano e no lugar do Garden construir uma nova entrada para Penn Station.



Mas foi decidido que ao invés de construir uma nova arena decidiu-se em fazer uma renovação da atual, um projeto que custou quase um bilhão de dólares e que foi executado em três partes, sempre quando as temporadas dos Knicks e dos Rangers chegavam ao fim.

Na primeira etapa, realizada em 2011, foi modificada a arquibancada inferior e a principal mudança foi que o “túnel” não existia mais. A partir da temporada 2011-12, os times entravam pelas laterais.

O novo Garden completamente transformado será revelado ao público no começo da temporada 2013-14.

Em fevereiro de 2013, um Conselho de Manhattan votou contra a renovação da operação do Garden sobre a Penn Station. Executivos do MSG divulgaram uma declaração afirmando é um absurdo pensar que estavam pensando em mudar o Garden de local. Foi dado um prazo de 10 anos para que o Madison Square Garden saia do atual local ou então passe pelo processo de direitos de uso do local.

Será que teremos a quinta versão do MSG?

O futuro da arena mais famosa do mundo ainda é incerto, mas seu passado de grandes eventos e acontecimentos incríveis já está para sempre na memória dos torcedores dos Knicks, mesmo que muitos deles a gente nem tenha vivido.



Informações obtidas dos livros: “New York Knicks: The Complete Illustrated History”, “100 Things Knicks Fans Should Know & Do Before They Die”, ambos de Alan Hahn e “Garden Glory: An Oral History of the New York Knicks” de Dennis D'Agostino.

Um comentário:

  1. Bora lá descobrir onde deixaram o sapo enterrado e vamos tirá-lo de lá! Muito bom o texto heim Tubs... Parabéns!

    ResponderExcluir